top of page

🇧🇷 O que 2019 nos ensinou sobre turismo e conservação na Amazônia

A Uakari Lodge tem muitas razões para comemorar 2019 – mas a crise climática mostra que precisamos fazer mais

Foi um ano intenso na Uakari Lodge. Para nós, que lidamos com o turismo como estratégia de conservação há 21 anos, os incêndios na Amazônia em agosto / setembro nos colocaram no centro das atenções como um exemplo de desenvolvimento sustentável na região. Recebemos a atenção da imprensa nacional e internacional, e assim nos tornamos o foco de grandes reportagens, como para a Deutsche Welle, The Telegraph, France 24, Globo e UOL – para mencionar somente os artigos já publicados.

Ficou claro para nós na Uakari Lodge que o perfil dos visitantes está mudando de uma maneira muito positiva – os turistas estão mais conscientes e nos visitam pela nossa abordagem única que temos com as comunidades e da biodiversidade na Amazônia. Se antes os viajantes nos visitavam principalmente para observar a vida selvagem (e eles ainda veem muitos animais!), agora os viajantes vêm cada vez mais porque visitar a Uakari Lodge é ajudar a proteger o meio ambiente e as comunidades da Amazônia.

Aprendemos que a questão da conservação é urgente – mas há muito tempo. Quando comçamos a operar no final dos anos 1990, acreditávamos que o turismo poderia ser diferente na Amazônia e que poderia ser uma ótima alternativa de renda e estratégia de conservação. Combinados com as atividades econômicas tradicionais das comunidades da Reserva Mamirauá, eles se tornaram os verdadeiros guardiões da floresta e isso foi possível com a ajuda fundamental do turismo e da Uakari Lodge.

Estamos mais próximos de uma crise climática e a maneira como viajamos ajudará ou piorará as coisas. Todas as nossas decisões de viagem causarão impactos positivos ou negativos desde o momento em que você sai de casa e volta com lembranças. No caso de áreas sensíveis como a Amazônia, o viajante tem muitas opções e, novamente, estamos orgulhosos de ser uma ótima opção para mudanças positivas – por 21 anos consecutivos!

À medida que 2020 se aproxima, sentimos a responsabilidade de trazer ainda mais mudanças para a região – sabemos que podemos fazer mais. Portanto, o novo ano vem com uma renovação completa de nossa infraestrutura; e estamos nos últimos anos antes do Instituto Mamirauá transferir 100% da gestão e propriedade da pousada para as associações comunitárias locais. É assim que queremos maximizar os impactos positivos na Reserva Mamirauá e manter nossa estratégia única de sermos referência para o turismo responsável na Amazônia.

Desejamos a você um ótimo ano novo e esperamos vê-lo por aqui em breve!

***

(Créditos: Gui Gomes)

bottom of page