Aves da Amazônia: Descubra as Espécies Mais Fascinantes e Onde Observá-las
- Lábia Comunicação
- 26 de mai.
- 5 min de leitura
Explore a diversidade das aves da Amazônia com o Uakari Lodge na Reserva Mamirauá. Conheça espécies emblemáticas, dicas de observação e como vivenciar a natureza de forma sustentável.

A Amazônia é um dos ecossistemas mais ricos do planeta, abrigando uma diversidade impressionante de aves. Neste guia completo, descubra as espécies mais emblemáticas, suas características únicas e como o Uakari Lodge oferece uma experiência imersiva para observadores de aves. Aprenda sobre os melhores locais e épocas para avistamento, e como participar de um turismo sustentável que apoia a conservação na maior área de floresta alagada protegida do país.
Localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, o Uakari Lodge oferece uma experiência imersiva em meio à floresta amazônica, combinando conforto e sustentabilidade. As características únicas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, uma imensa área de floresta de várzea* protegida, transformam esta área em um excelente local para o avistamento de pássaros típicos deste tipo de ecossistema. Existem diversas espécies que só podem ser avistadas, por exemplo, em ilhas do Rio Solimões.
*Floresta alagada
Conheça 8 aves emblemáticas da Amazônia

1 - Mutum-piuri (Crax globulosa)

Mutum-piuri é o nome local para essa espécie, mas é possível que o leitor a conheça por mutum-de-fava. É uma espécie muito especial, que ocorre no oeste da Amazônia e muito ligada aos ambientes de várzea. Infelizmente é uma espécie ameaçada de extinção devido à perda de hábitat e à caça. Essa é a ave que mais atrai observadores para o Uakari Lodge, mas é preciso ficar bem atento, pois os animais são tímidos e voam assim que percebem as pessoas.

2 - Gavião-azul (Buteogallus schistaceus)
Espécie florestal, encontrada normalmente próxima à água. Por isso é relativamente fácil de ver em Mamirauá, principalmente nas trilhas. Seu nome científico é curioso: do grego buteo = abutre e gallus = galo-doméstico e, do latim schistaceus = cinza-ardósia, significa urubu-galo-cinza-ardósia.
3 - Pipira-de-máscara (Ramphocelus nigrogularis)
Espécie amazônica que vive próximo a cursos d’água e lagos. Comumente vista em casais ou em pequenos grupos.

4 - Cigana (Opisthocomus hoazin)
Uma ave bastante simbólica que se vê aos montes em Mamirauá, tanto na época de seca quanto na época de cheia. Passando de lancha e canoa ao longo dos canais e paranãs é possível observar diversos grupos dessa espécie de características ímpares, como sua alimentação à base de plantas, facilitada pela presença de bactérias simbiontes em seus papos e a presença de garras em suas asas, semelhante ao extinto Archaeopteryx.
5 - Cotinga-azul (Cotinga maynana)
Belíssima espécie frugívora que vive na copa das árvores. Ocorre na Amazônia ocidental, nos estados do Amazonas e Acre, no Brasil e na Colômbia, Equador e Peru. Em Mamirauá ele habita ilhas fluviais porém seu avistamento é tido como um dos mais desafiadores.

6 - Garça-da-mata (Agamia agami)
Uma das aves mais bonitas que podemos encontrar na Amazônia. Essa não é uma garça que fica “dando bobeira” na beira dos canos e paranás como algumas outras e nem sempre é possível ver muitas delas juntas, mas, como o próprio nome diz, é encontrada um pouco mais escondida. Em Mamirauá é possível observá-la quando a água está baixando e na época da seca.
7 - Araçari-de-bico-riscado (Pteroglossus inscripitus)
Tem o bico típico de um tucano. Nem todo mundo sabe, mas os araçaris, assim como os tucanos, se alimentam de tudo, inclusive pequenos vertebrados, aves e ovos das aves.

8 - Trinta-réis-grande (Phaetusa simplex)
Comum em praias dos rios, esta espécie é conhecida por sua presença em grandes bandos durante a época de seca.
Podemos destacar outros nomes interessantes como: Socoí-zigue-zague (Zebrilus undulatus), Gavião-real (Harpia harpyja), Arredio-de-peito-branco (Cranioleuca vulpecula), João-de-barriga-branca (Mazaria propinqua), Choca-selada (Thamniphilus cryptoleucus), Formigueio-preto-e-branco (Myrmochanes hemileucus).
Birdwatching Tour: Uma imersão na mundo das aves amazônicas

Para os amantes de aves, o Birdwatching Tour do Uakari Lodge é uma experiência imperdível. Este programa de quatro noites oferece uma imersão completa na biodiversidade da Amazônia, permitindo que os visitantes explorem a rica avifauna da região de forma única e envolvente.
Roteiro de 4 noites
Dia 1: Chegada e Exploração Inicial
Transfer Tefé - Uakari Lodge. Check-in e almoço. Após descanso, passeio de barco para ambientalização pelo paraná do Apara. Jantar. Apresentação sobre a Reserva Mamirauá, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e o Projeto de Turismo de Base Comunitária do Uakari Lodge .
Dia 2: Trilhas Matinais
Saída para trilha ou canoinha pela manhã. Almoço e descanso. À tarde, outra trilha será explorada (a pé ou de canoinha). Jantar. Passeio noturno (trilha ou barco).
Dia 3: Visita ao Lago Mamirauá
Conheceremos outra trilha das 14 possíveis (a pé ou de canoinha). Almoço e descanso. Passeio de barco no Lago Mamirauá e focagem de animais noturnos no retorno. Jantar e noite livre.
Dia 4: Observação nas Margens dos Rios
Pela manhã cobriremos áreas às margens dos rios Solimões e Japurá. Almoço e descanso. À tarde trilha ou canoinha. Jantar. Encontro com pesquisador.
Dia 5: Despedida
Café da manhã e check-out. Transfer para Tefé com tempo seguro para pegar o voo.
Clique aqui para conhecer todos os detalhes do Birdwatching Tour.
Outros animais emblemáticos da região que podem ser avistados nos passeios: onças pintadas, jacarés, botos, pirarucu e várias espécies de primatas como o macaco Guariba e macaco Uacari-Branco.
Diferenças entre as estações da cheia e da seca

Como a paisagem em Mamirauá muda tanto durante o ano, a programação também é adaptada ao nível da água para que o visitante aproveite da melhor maneira sua estada. Além disso, o pacote birdwatching permite que a programação seja organizada segundo os interesses do turista. Os orientadores de ecoturismo e os guias locais irão organizar os passeios de acordo com as espécies e habitats de maior interesse do visitante.
Na estação da cheia (maio - julho) os melhores avistamentos são feitos com canoas, às vezes a remo, às vezes com motor. Com as trilhas alagadas, o passeio é feito perto da copa das árvores e as aves ficam mais próximas, empoleiradas ou em pleno voo. Durante a estação da seca (agosto - abril) os pássaros que se alimentam de peixes ás margens dos lagos, como as garças, podem ser vistos em grande número. As revoadas do bando são impressionantes.
Uakari Lodge: Sua Imersão na Amazônia

Se você está buscando onde ficar na Amazônia com conforto, consciência e experiências imersivas, o Uakari Lodge é a escolha ideal. Uma pousada flutuante na floresta, reconhecida internacionalmente por seu modelo de turismo sustentável e conservação da biodiversidade, gerida pelas comunidades locais.
Por que o Uakari Lodge é a melhor opção para sua estadia na Amazônia?
Localização Estratégica: No coração da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, um santuário de biodiversidade.
Hospedagem Sustentável: Lodge flutuante em que toda a estrutura é pensada e desenvolvida para minimizar o impacto ambiental.
Turismo de Base Comunitária: gerida pela comunidade ribeirinha local.
Experiências Autênticas: Atividades imersivas na floresta, como o Birdwacthing Tour com guias locais e de forma responsável.
Pronto para sua imersão no mundo das aves amazônicas? Acesse nosso site e planeje sua viagem conosco! Para reservar sua estadia, clique aqui e encontre o passo a passo simples que criamos.
Siga nosso perfil no Instagram e encante-se pelas riquezas da Reserva Mamirauá.
Have aspirations of having an enthralling firm that is easily accessible? The best Escort Dwarka has available are highlighted on our platform. We offer an interesting and varied group of people who are all dedicated to rendering your night out genuinely memorable. Experience unmatched privacy and a smooth reservation process that guarantees your private minutes will be treasured and remembered.