ūüáßūüá∑ A Guia Naturalista em Campo: Pirarucu ‚Äď o peixe grande e suas maravilhosas particularidad

O pirarucu é o maior peixe de escamas de água doce do mundo, podendo chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 quilos

Uakari Lodge | Mamirau√° Reserve | Amazon Brazil

Para os ind√≠genas falantes de tupi pira significa peixe (como em piranha, pirarara, piracatinga) e urucu √© vermelho (tipo em urucum) e, portanto essa √© a origem do nome popular do nosso personagem amaz√īnico de hoje: o Pirarucu, peixe que apresenta faixas vermelhas em suas escamas.

Na ciência o animal é conhecido como Arapaima gigas. Arapaima parece ser uma variação do nome que a etnia Macuxi dá ao peixe: warapaimo. E gigas, como é de se pensar; se refere ao tamanho colossal do animal. O pirarucu é o maior peixe de escamas de água doce do mundo, podendo chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 quilos!

Se você está achando o bicho durão imagine ainda que ele evoluiu para ser a prova de piranhas, sendo que as escamas são grandes e muito resistentes, com uma camada externa mineral, mas também uma grossa camada interna de colágeno que confere mais proteção e permite o encaixe perfeito para dar mobilidade ao animal, enfim uma cota de malha (melhorada pelo material aderente) embutida na pele. Falando em resistência podemos citar também o osso da língua do pirarucu (o peixe faz parte de um grupo que tem a língua ossada, a ordem Osteoglossiformes) que depois que o animal é abatido é usado pelos ribeirinhos como ralador (para ralar o cacau, por exemplo). Ah, as escamas secas podem ser usadas como lixa de unha!

Uakari Lodge | Mamirau√° Reserve | Amazon Brazil

Outra caracter√≠stica muito peculiar do pirarucu √© sua respira√ß√£o a√©rea. Sim, √© isso mesmo, um peixe que precisa subir √† superf√≠cie para respirar! Na √©poca de seca √© muito comum ver os guias locais apontando aonde viram o animal boiar e ent√£o √†s vezes √© poss√≠vel ter um vislumbre de suas escamas vermelhas voltando a afundar, mas normalmente s√≥ olhamos a tempo de ver a √°gua espalhada pelo movimento e ouvimos o barulho seco que a cauda produz quando bate com for√ßa no rio. A √©poca seca √© tamb√©m o per√≠odo em que os casais se formam, os machos podem assumir uma colora√ß√£o mais avermelhada para chamar aten√ß√£o das f√™meas. Antes da postura dos ovos, os pais procuram um local adequado para o ninho, fazem a limpeza da √°rea e cavam no substrato um ninho circular, chamado pelos locais de ‚Äúpanel√£o‚ÄĚ. O cuidado dos pais √© intenso (s√©rio, o macho carrega os alevinos na boca!) e perdura at√© os filhotes completarem 6 meses de vida.

Uakari Lodge | Mamirau√° Reserve | Amazon Brazil

Arapaima gigas esteve pr√≥ximo √† extin√ß√£o devido √† intensifica√ß√£o da pesca predat√≥ria que se estendeu da d√©cada de 70 at√© o inicio dos anos 1990. N√£o s√≥ os estoques naturais de pirarucu foram afetados, mas tamb√©m as popula√ß√Ķes tradicionais que dependem da pesca artesanal. Para tentar reverter essa situa√ß√£o, a esp√©cie passou a ser protegida por lei em 1996 podendo ser capturada para comercializa√ß√£o apenas em casos espec√≠ficos, como o do manejo. A Reserva de Desenvolvimento Sustent√°vel Mamirau√° foi o primeiro local onde foi implantado o manejo participativo sustent√°vel do pirarucu em 1999, o protocolo foi sistematizado por cientistas e t√©cnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustent√°vel Mamirau√° (IDSM), mas inclui o conhecimento tradicional dos pescadores artesanais locais. Este manejo garante a continuidade e qualidade do recurso pesqueiro, dos modos de vida tradicionais, da fonte de renda dos povos locais e da esp√©cie, que continua a habitar tranquilamente sob as √°guas do lago e da reserva Mamirau√° e tamb√©m no s√≠mbolo do IDSM.

***

Créditos:

texto: Cynthia Lebr√£o

Imagens: Daniele Barcelos, Bernardo Oliveira, Edu Coelho, Ricardo Oliveira, Amanda Lelis

#MamirauáReserve #amazon #amazonas #onçapintada #pirarucu #DesenvolvimentoSustentável #Wildlife #Ecoturismo #UakariLodge #Mamirauá #PousadaUacari #jaguar