ūüáßūüá∑ A Guia Naturalista em Campo: Mutum-piur√≠ ‚Äď a ave rara e amea√ßada que tem Mamirau√° como se

√Č nas redondezas da Uakari Lodge que se encontra a maior popula√ß√£o desta esp√©cie ‚Äď que est√° em perigo de extin√ß√£o

Uakari Lodge | Mamirau√° Reserve | Amazon Brazil

Um assovio alto e longo (parecido com aqueles que antecedem explos√Ķes de bombas em desenhos animados): esse √© um dos sons que todos os passarinheiros que nos visitam querem ouvir. Por√©m, ouvi-lo √© completar apenas a primeira etapa da busca, √© preciso em seguida parar o barco, ficar em sil√™ncio, identificar de onde v√™m o som e procurar por algum movimento em meio √†s altas copas das √°rvores.

Apesar de os donos da vocalização descrita acima serem aves grandes (medem cerca de 90 cm e pesam em média 2,5kg) são difíceis de localizar por serem muito tímidas e ariscas e por ficarem quase a totalidade do seu tempo nas densas copas das árvores. O nome popular desses animais na região de Mamirauá é Mutum-piurí e em outros lugares pode ser conhecido como Mutum-de-fava por conta dos apêndices globosos acima e abaixo do bico, que apenas os machos apresentam. Esta característica foi destacada também no nome científico da espécie: Crax globulosa.

A distribui√ß√£o do Mutum-piur√≠ (Crax globulosa) est√° intimamente ligada √†s florestas de v√°rzea em alguns locais da por√ß√£o centro-oeste da bacia Amaz√īnica, fazendo-se presente em cinco pa√≠ses: Brasil, Col√īmbia, Equador, Peru e Bol√≠via. No entanto, as √°reas de ocorr√™ncia s√£o pequenas e isoladas, sendo que a subpopula√ß√£o mais saud√°vel (estimada em mais de 250 indiv√≠duos) est√° na Reserva de Desenvolvimento Sustent√°vel Mamirau√° (RDSM).

Uakari Lodge | Mamirau√° Reserve | Amazon Brazil

Por ser uma esp√©cie rara e amea√ßada encontra-se na categoria ‚ÄúEm Perigo de extin√ß√£o‚ÄĚ na Lista Vermelha da IUCN (Uni√£o Internacional para Conserva√ß√£o da Natureza e Recursos Naturais). As principais amea√ßas a esta e outras esp√©cies de mutuns s√£o a perda de h√°bitat e a ca√ßa, que j√° vitimaram o Mutum-do-Nordeste (Pauxi mitu) e este encontra-se extinto na natureza. Cada vez mais as atividades humanas est√£o provocando o desaparecimento de esp√©cies. Este fen√īmeno, conhecido por termos como ‚ÄúSexta extin√ß√£o‚ÄĚ e ‚ÄúDefauna√ß√£o do Antropoceno‚ÄĚ, tem sido cada vez mais estudado e relatado, e o mais triste disso tudo √© que por vezes nem chegamos a conhecer as esp√©cies e suas particularidades (comportamento, reprodu√ß√£o, etc.). Cada vez que vejo um Mutum-piur√≠ durante um passeio sinto um enorme privil√©gio e uma pontinha de esperan√ßa!

***

Créditos:

. Texto: Cynthia Lebr√£o

. Imagens: Bianca Bernadon

#MamirauáReserve #amazon #amazonas #onçapintada #DesenvolvimentoSustentável #Wildlife #Ecoturismo #UakariLodge #Mamirauá #PousadaUacari #jaguar