top of page

🇧🇷 A floresta está inundada em Mamirauá – e esta é uma ótima notícia!

A área protegida em que a Uakari Lodge está localizada possui a maior área de várzea protegida do Brasil

Uakari Lodge Mamirauá Reserve Amazon Brazil


Maio chegou e com ele uma enorme quantidade de água – originada principalmente pela neve que derrete na Cordilheira dos Andes e viaja centenas de quilômetros, mudando a vida na Amazônia.

Isso é particularmente sentido na Reserva Mamirauá. As milhares de pessoas que vivem aqui agora vão mudar sua rotina: terão que embarcar em uma canoa para fazer praticamente qualquer atividade nas comunidades – os níveis de água (que variam cerca de 12 metros a cada ano!) estão nas portas de casa (ou às vezes dentro dela) e acreditem: essas pessoas estão completamente adaptadas a isso.

Mamirauá é a mais extensa floresta de várzea protegida do Brasil e é Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. É também um sítio RAMSAR – um sistema mundial de áreas alagadas, que visam a conservar a sua biodiversidade única.

Mas… e o turismo? Como será a experiência do visitante?

Acredite: não há melhor experiência na Amazônia do que chegar a Mamirauá durante a época das cheias. A sensação de ficar imerso na floresta geralmente faz com que os nossos visitantes se entusiasmem quando os níveis de água estão próximos da copa das árvores e, portanto, a vida selvagem está próxima a você. Esperados muitos pássaros, preguiças, macacos brincando, répteis e, se você tiver sorte, alguns gatos pequenos como o gato-maracajá (Leopardus wiedii).

As tradicionais visitas que fazemos nas comunidades parceiras locais também deixam nossos hóspedes impressionados: fazendas de gado flutuantes são construídas para os animais; os níveis de água podem estar dentro das casas – forçando esses grupos a construir segundo, terceiro ou até quarto pisos, dependendo da intensidade da inundação. Os hábitos alimentares também mudam, pois não há terra para a agricultura.

A local community at Mamirauá Reserve during the flood season.


Saiba mais sobre nossos programas durante a época das cheias – todas as informações sobre nossas experiências de 3, 4 ou 7 dias estão aqui 🙂

bottom of page