top of page

🇧🇷 A Amazônia é feita de pessoas

A fotógrafa Sherolin Santos nos visitou recentemente e suas fotos nos lembram que, perante os recentes incêndios na Amazônia, os locais são os que dedicam suas vidas para proteger sua casa: a floresta

O planeta está preocupado com os atuais incêndios na Amazônia. O meio ambiente e o desenvolvimento sustentável urgente em prol das gerações presentes e futuras nos conectaram todos à mesma causa: a conservação da floresta.

Muito foi dito sobre a perda de biodiversidade, como o ar foi afetado não apenas na região, mas também, por exemplo, em São Paulo – onde as cinzas chegaram após viajar centenas de quilômetros e transformaram o dia em noite às 15h00.

Mas estamos deixando para trás, no debate da atual crise ambiental: as comunidades locais, que são as mais afetadas e, ao mesmo tempo, as que mais trabalham pela conservação da biodiversidade amazônica.

***

Recentemente, a fotógrafa Sherolin Santos (www.sherolinsantos.com) nos visitou e ela focou suas imagens nas pessoas locais – aquelas que trabalham na Uakari Lodge e suas famílias.

Suas fotos – espalhadas ao longo deste post – capturam sua paixão: a expressão do rosto das pessoas, como a luz chega a elas e qual é sua reação. ‘Eu amo tudo o que tem vida. A fotografia me ajuda a enquadrar o que vejo, as cores e a vida por trás delas‘, diz ela.

Para Sherolin, a Amazônia é o lugar mais puro em que esteve. É onde a vida pulsa mais forte e é por isso que ela continua visitando a região.

Ela diz que a experiência mais forte da Amazônia foi na Reserva Mamirauá. ‘Existe uma grande sinergia entre a equipe e o próprio lodge’, diz Sherolin. ‘Senti que as pessoas são felizes. Ninguém sai ileso de Mamirauá‘.

Sherolin Santos (primeira fila, segundo da esquerda para a direita), outras visitantes e a equipe de guias da Uakari Lodge.

A Uakari Lodge agradece a Sherolin Santos pelas imagens e pelo depoimento.

bottom of page