Iniciamos o ano de 2024 definindo nossas metas, com essas dicas, viajar para a Uakari Lodge se torna muito mais real!
Foto: Gui Gomes.
As festas de fim de ano chegam e com ele começamos a definir as nossas metas para o ano seguinte. É uma ótima forma de tornar nossos sonhos realidade, não é mesmo?
Com essas três dicas você vai perceber que conhecer a Uakari Lodge é possível!
1 - Onde estamos
O que torna conhecer a Uakari Lodge um momento tão especial é o fato de estarmos localizados em um local muito (muito!) remoto: bem no coração da Amazônia.
A Uakari Lodge está inserida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, um complexo ecossistema de lagos, lagoas, ilhas, restingas, chavascais, paranás e muitas outras formações, que permanece de sete a 15 metros debaixo d'água por seis meses no ano. A diversidade de habitats aquáticos e terrestres, que vivem na variação sazonal de seca e de cheia, é determinante para a flora e a fauna - o que fez as comunidades locais se adaptarem desde anos atrás, conseguindo se sustentar ao longo dos anos..
Nossos serviços começam e / ou terminam com as chegadas e partidas dos voos da Azul Linhas Aéreas ligando Manaus a Tefé (nossa porta de entrada é Tefé).
Ainda no Aeroporto de Tefé, nossa equipe lhe dá as boas-vindas e faz o traslado ao porto da cidade, onde embarcaremos para uma viagem de 1h30min subindo o rio Solimões em uma de nossas confortáveis lanchas.
2 - As estações
A floresta amazônica tem uma dinamicidade singular - o que implica diretamente em seu clima. A bacia hidrográfica do Rio Amazonas permite uma variedade de paisagens e ecossistemas, que incluem florestas tropicais úmidas, florestas inundadas ou várzeas, savanas e uma rede intrincada de rios, lagos e igarapés.
O ciclo das águas possibilita duas estações bem definidas: a seca e a cheia, sendo um fator determinante no cotidiano natural e social por aqui, definindo quais adaptações serão feitas para que a vida continue normalmente.
Então, qual é a melhor época para viajar para a Uakari Lodge?
A gente acredita que não tem uma época específica para vir, é você que vai perceber o que mais combina contigo :)
Durante a “cheia” (no verão - geralmente entre dezembro e maio), você se sente imerso na floresta. Conhecidos como igapós, os níveis de água estão próximos às copas das árvores. O principal meio de locomoção entre as nossas experiências é por canoas.
Geralmente, em maio, quando a floresta está no auge da cheia, as onças aparecem, pois elas ficam nas únicas partes de terra firme: em cima das árvores.
Já na "seca", conforme o rio vai baixando de nível, os bancos de areia vão se tornando visíveis, o que resultará em praias de água doce. Ao invés dos passeios nas canoinhas, fazemos as trilhas.
Ah! Mesmo durante a seca você verá a chuva por aqui ;)
Você pode ver a beleza estratégica da seca, como também, navegar na floresta!
3 - O que levar?
Sabendo em qual período você se identificou mais, não esqueça de reservar os dias que quer vir para a Uakari Lodge e já prepara a sua mochila com essas dicas:
Materiais Básicos:
Binóculos;
Capa de chuva;
Protetor solar;
Repelente;
Óculos escuros;
Chapéu ou boné;
bolsa impermeável (para que você mantenha seus pertences secos enquanto chove na floresta tropical :-P)
Qual é a roupa adequada?
Importante: sugirimos que as roupas de caminhada para as trilhas sejam em tons neutros (como folha bege e verde).
No mais, venha com a tranquilidade de quem sabe que será uma experiência única e tão bem preparada para você!
Te vejo em breve ;)
Comments