O que devo levar?

• Binóculos (A Pousada não dispõe de binóculos para locação)
• Capa de chuva
• Protetor solar
• Repelente
• Óculos escuros
• Chapéu ou boné
• Uma bolsa impermeável.

Quais são as roupas adequadas para a visita?

• Calças e blusas compridas para atividades externas (tecidos leves)
• Tênis para caminhada na época da seca (disponibilizamos botas de borracha)
• Roupas leves como short, bermuda, camiseta e chinelo para o período em que estiver na Pousada Uacari
• Uma blusa de frio, para tardes ou noites mais arejadas ou chuvosas
• Traje de banho para aproveitar a visita na comunidade (na estação cheia, entre abril e julho)

Obs: Sugere-se que as roupas para caminhadas nas trilhas sejam em tons neutros como verde-folha e bege. Além disso não se esqueça de trazer disposição e entusiasmo para aproveitar esse canto único no planeta.

Há um limite de bagagem para o traslado da Pousada Uacari?

Pedimos que seja mantido o limite de 15kg de bagagem por visitante e que o excedente fique guardado em nosso escritório em Tefé.

Gostaria de ler sobre a região, que livros vocês indicam?

• BATES, Henry Walter. Um naturalista no Rio Amazonas. São Paulo: Itatiaia, 1979.

• BANNERMAN, Matt. Mamirauá: um guia da história natural da várzea amazônica. 2.ed. Tefé: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, 2008.

• AYRES, José Márcio. As matas de várzea do Mamirauá: Médio Rio Solimões. Brasília: CNPQ; Sociedade Civil Mamirauá, 1993.

• MELLO. Thiago de. Mamirauá. Fotos de Luiz Claudio Marigo. –ver. – Tefé : Sociedade Civil Mamirauá,2002.128p. :Il. Color. ; 23x31cm.

Aceita cartão de crédito na pousada?

Para pagamento no cartão, de produtos adquiridos na pousada, ou consumo do bar é possível efetuar o pagamento no escritório em Tefé, quando retornarem da Pousada Uacari. Mas vale lembrar que ainda é recomendado levar dinheiro trocado para compra de artesanatos na visita às comunidades. Caso necessite de serviços de lavanderia, o pagamento deverá ser feito em dinheiro, pois este é repassado para o responsável pelo serviço.

Tem acesso à internet ou sinal de celular?

Não há sinal de celular. Há internet wi-fi gratuita, mas o sinal é instável.

A pousada poderia fazer compras de passagens aéreas ou de barco para mim?

A inscrição da Pousada Uacari junto aos órgãos responsáveis pela regulamentação do exercício do turismo não permite a comercialização de passagens aéreas e fluviais. Para essa finalidade indicamos que procure as companhias aéreas ou consulte seu agente de viagens.

Para mais informações sobre como chegar em Tefé, acesse aqui o site da Secretaria de Turismo do Município.

Há malária na pousada?

A RDSM é uma área de baixíssima incidência de malária, sendo que os casos são praticamente inexistentes.

É comum o uso de “tablets” contra malária por visitantes sobretudo estrangeiros. Caso tenha a intenção de fazer uso do medicamento, recomendamos que a real necessidade do uso do medicamento seja discutida com o médico considerando o mal-estar que geralmente é causado pelo seus efeitos colaterais.

Vocês possuem a lista de fauna da área?

Sim. Para baixá-la, clique aqui.

Como devo fazer para recarregar meus equipamentos, enquanto estiver na Pousada?

Nossa energia é majoritariamente produzida pelo sol – investimos em energia limpa. Assim, você poderá recarregar suas baterias de câmeras fotográficas, celulares, tablets e computadores quando o sol estiver bem forte (entre 11:00hs e 15:00hs).

Qual é a melhor época para visitar a Pousada Uacari?

A melhor época vai variar de acordo com o seu interesse. A estação das chuvas vai de dezembro a março. A partir de abril inicia a estação cheia, quando a floresta fica totalmente inundada e as atividades são feitas em barcos e canoas. A partir de agosto até novembro é a estação seca, quando é possível fazer caminhadas e quando há uma maior concentração de peixes e aves.

Como é a programação de dezembro a março?

As chuvas começam em dezembro e é o momento que as águas começam a subir. Nessa época a temperatura é mais amena e provavelmente você testemunhará uma famosa chuva amazônica, que não deixa de ser uma experiência memorável. É possível fazer todas as atividades, pois as trilhas estão secas. Entretanto, em meados de março algumas talvez estejam parcialmente alagadas. Bom momento para observar os botos, que circulam sem problemas entre os paranás e os lagos. Em algum momento as comunidades que trabalham com a preservação dos quelônios fazem a soltura dos animais nas praias. Também nessa época os moradores começam a colheita da mandioca e a preparação da farinha. Para quem gosta de maior privacidade essa é a hora, pois até o mês de maio é a baixa temporada para o turismo na Amazônia.

Como é a programação de abril a julho?

Em abril a água já está alta, mas o pico da cheia é junho e julho. As chuvas pararam, e quando aparecem são em curtas tempestades. O sol surge regularmente e faz bastante calor. As trilhas ou visitas à comunidade que antes seriam feitas a pé, agora serão feitas de canoinhas e barcos  pois toda a floresta já está alagada. Nas comunidades, as  casas se mantém secas graças às palafitas. A fauna aquática se dispersa, por isso é mais difícil observar espécies desse ambiente, mas provavelmente você conseguirá avistar alguns botos e jacarés. No entanto, devido ao menor espaço na floresta – que está parcialmente alagada – os primatas ficam mais fáceis de serem vistos. Nessa época o visitante tem a oportunidade única de entrar de canoa dentro da floresta.  É o melhor momento também para observar as preguiças, que saem do meio da mata para a borda em busca de flores da munguba, uma excêntrica árvore típica dos ambientes de várzea. Junho a  setembro é alta temporada, por isso agende sua visita com bastante antecedência.

Como é a programação de agosto a novembro?

Em meados de agosto a água já está bastante baixa e em outubro e novembro atinge os menores níveis. Alguns pontos ficam menos acessíveis, mesmo com as pequenas canoas a remo. Chove pouco e o clima é quente. A seca é a época de acordar com os pirarucus batendo a cauda contra água ou até ouvindo um jacaré comendo um peixe embaixo do quarto flutuante. Os jacarés, as aves aquáticas e semi-aquáticas e os peixes ficam evidentes e fáceis de serem observados e com um pouco de sorte é possível ver os tracajás desovando nas praias. Nas comunidades é a hora de plantar a mandioca, macaxeira, feijão e outros cultivos e é a época mais lucrativa para a pesca, já que os peixes estão concentrados nos agora pequenos corpos d’água.

Quero ficar um tempo em Tefé, o que posso fazer na cidade?

O município possui atrativos naturais e culturais que podem agregar o passeio do visitante. Para saber mais sobre o que fazer em Tefé, a Secretaria Municipal de Turismo disponibilizou as informações no seu site. Clique aqui para acessá-lo. Você pode também escalar grandes árvores na área de Tefé e ter uma experiência incrível. Para a escalada clique aqui.

Vou ficar alguns dias em Manaus, onde posso me hospedar?

Preparamos uma lista com sugestões de hotéis que recomendamos em Manaus. Para mais detalhes clique aqui.

Em casos de emergência, como é o acesso ao atendimento médico?

Há sempre disponível na Pousada itens básicos de primeiros socorros e em casos mais graves, há sempre disponível uma lancha com motor potente para encaminhamentos ao hospital municipal da cidade de Alvaraes (cerca de 30 minutos) ou ao hospital municipal da cidade de Tefé (cerca de 1 hora).

Os pacotes incluem seguro?

Não. Recomendamos que o seguro-viagem , ou qualquer outro tipo de seguros  sejam contratados antes da sua chegada.

Qual a forma de pagamento da minha reserva?

Aceitamos pagamentos através de transferência/depósito bancário em nossa conta do Banco do Brasil ou no cartão de crédito. Para pagamentos com cartões emitidos no Brasil, o saldo de 75% pode ser parcelado em até 3x sem juros.

Pronto para descobrir a magia da amazônia?