about-icon-1

A RESERVA MAMIRAUÁ

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma unidade de conservação estadual situada no coração da Amazônia, entre os rios Solimões, Japurá e Auati-Paraná. Mamirauá é a maior reserva em ecossistema de várzea na Amazônia brasileira, com uma extensão de 1.124.000 ha.

Inserida no Corredor Central da Amazônia, faz parte da Reserva da Biosfera da Amazônia, além de ser uma das reservas reconhecidas pela Convenção Ramsar – que protege ambientes alagáveis de grande relevância.

Todos os anos a reserva passa por um momento de águas baixas e altas, um variação de cerca de 10 a 12m! Esse ambiente altamente dinâmico exigiu adaptação de todos que nele habitam: ribeirinhos e indígenas, flora e fauna (inclusive é por isso que temos muitas espécies endêmicas).

about-icon-2

BASE COMUNITÁRIA

Inaugurada em 1998, a Pousada Uacari é administrada por meio de uma gestão compartilhada entre o Instituto Mamirauá e as comunidades da Reserva Mamirauá. Uma associação, a AAGEMAM (Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo do Mamirauá), foi criada pelos próprios moradores a fim de organizar a gestão do turismo e fortalecer a organização comunitária. A operacionalização da Pousada Uacari é uma linha de atuação do Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá.

A  maioria dos funcionários é das comunidades ribeirinhas, desde a gerência, passando pelos guias locais, camareiras, cozinheiros, auxiliares e zeladores. A equipe da Pousada funciona em sistema de rodízio, cada pessoa trabalha em média 10 dias por mês e depois volta para casa. O objetivo é que não haja dependência do turismo e eles possam continuar exercendo suas atividades tradicionais.

about-icon-3

ESTRUTURA SUSTENTÁVEL

Quanto à estrutura da pousada, tudo foi pensado para ser o mais sustentável possível. A energia é de origem solar. A água da chuva é coletada e armazenada e os efluentes são tratados antes de retornarem ao rio. As telhas são ecológicas, feitas à base de plástico reciclado de garrafas pet.

A Pousada Uacari flutua tranquilamente sobre as águas. É composta por um flutuante central (com deck, cozinha, restaurante, bar, sala de vídeo e biblioteca) e cinco bangalôs com duas suítes cada. Cada suíte possui uma varanda de frente para o rio, com vista para a floresta, totalizando dez quartos e capacidade para 24 hóspedes.

Natural_Heritage
Biosphere_reserve
Ramsar_Convention


Pronto para descobrir a magia da amazônia?