top of page

🇧🇷 Uakari Lodge se torna uma escola por uma semana

O Instituto Mamirauá traz novas iniciativas de turismo de toda a Amazônia para aprender mais sobre a experiência da Uakari Lodge na promoção de impacto local

Na semana passada representantes de diferentes iniciativas comunitárias de ecoturismo visitaram Tefé e Reserva Mamirauá para aprender mais sobre a experiência do Lodge Uakari em conectar estratégias de conservação e desenvolvimento sustentável aos habitantes locais. 16 profissionais pertencentes a outras comunidades amazônicas e governos estaduais, ONGs, universidades e operadoras de turismo do Brasil se uniram por 5 dias e aprenderam mais sobre os resultados e desafios que levaram a Uakari Lodge a ser considerada uma das iniciativas mais bem-sucedidas do gênero no país.

As visitas incluíram Tefé e sua histórica Prefeitura – agora lar do memorial da cidade. Tefé (e o memorial) agora faz parte da nova experiência da Uakari Lodge ‘Nas Pegadas de Henry Bates‘, quando o viajante terá a chance de revisitar as aventuras de Henry Bates (um naturalista britânico do século XIX) que explorou a região há cerca de 120 anos.

Na sede do Instituto Mamirauá, era hora de algumas aulas de verdade – a equipe do Programa de Turismo de Base Comunitária preparou apresentações detalhadas, trazendo informações sobre o planejamento e operação do empreendimento nos últimos 20 anos. Depois de Tefé, estava na hora de (finalmente!) visitar a Uakari Lodge e assistir ao seu dia-a-dia, porém da (rara) perspectiva de um ‘insider’. Enquanto estiveram na pousada, os participantes interagiram com a equipe – quase 100% das comunidades locais assumem todos os cargos, desde guias, cozinheiros e camareiros a coordenadores e gerentes.

Entre as diferentes atividades, nossos visitantes também tiveram a chance de interagir com os moradores da Vila Alencar, uma das comunidades parceiras e co-gestoras da Uakari Lodge. Juntos para o almoço, os representantes apresentaram seu projeto próprio de turismo – que adiciona outras experiências à Reserva Mamirauá e a torna um destino único para iniciativas comunitárias na Amazônia. A Vila Alencar quer compartilhar com os futuros visitantes suas raízes indígenas – um encontro das etnias Kayxana e Mayuruna. No final, os participantes trabalharam em projetos para apoiar os planos da Vila Alencar de hospedar convidados na comunidade – suas sugestões agora estão sendo debatidas entre os locais para colocar planos em ação.

Dona Benta e o Sr. Afonso receberam os participantes do curso de multiplicadores em turismo de base comunitária do Instituto Mamirauá na Vila Alencar.


O projeto “Multiplicadores” faz parte dos objetivos do Instituto Mamirauá em promover o desenvolvimento sustentável em toda a Amazônia, compartilhando sua extensa experiência em turismo – esta foi a 6ª edição, este ano realizada com o apoio da Fundação Moore. Parte da experiência compartilhada pode ser encontrada no livro “Lições e Reflexões sobre o Turismo de Base Comunitária na Reserva Mamirauá“, disponível para download gratuito aqui.

***

(Créditos: Gustavo Pinto, Natalia Teichmann, Lucas Batalha)

bottom of page