ūüáßūüá∑ A Guia Naturalista em Campo: Observa√ß√£o de primatas na Reserva Mamirau√°

Na regi√£o da Uakari Lodge podemos observar cinco esp√©cies de primatas ‚Äď dentre elas o macaco uacari branco, que s√≥ existe em Mamirau√°

Uakari Lodge | Mamirau√° Reserve | Amazon Brazil

Macaco uacari branco (Cacajao calvus calvus)

Alguns hóspedes que vêm à pousada Uacari têm interesse especial em observar os primatas e é deles que vamos falar hoje!

A observa√ß√£o de aves (birdwatching) √© uma atividade praticada h√° muitas d√©cadas por muitas pessoas ao redor do mundo, outra pr√°tica que v√™m mostrando a mesma tend√™ncia √© a observa√ß√£o de primatas (primate watching). O Brasil tem grande potencial para ser um dos locais mais cobi√ßados pelos observadores de primatas j√° que √© o pa√≠s que abriga a maior biodiversidade de esp√©cies deste grupo, cerca de 140, sendo que 92 est√£o na Amaz√īnia!

Na Zona de Ecoturismo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (onde são realizados os passeios da pousada Uacari) ocorrem cinco espécies de primatas: Cacajao calvus calvus, Saimiri vanzolinii, Saimiri sciureus cassiquiarensis, Sapajus macrocephalus e Alouatta juara.

Uakari Lodge | Mamirau√° Reserve | Amazon Brazil

Vamos começar do começo, e para tanto temos que falar do Cacajao calvus calvus, ou como conhecemos popularmente: o macaco uacari branco! Sim, o nome da pousada é uma homenagem ao animal que deu origem ao processo de criação da Reserva Mamirauá. Em 1983, o primatólogo José Márcio Ayres chegou aqui na região de Tefé para estudar pela primeira vez a ecologia e o comportamento desse incrível primata que vive nas florestas alagadas. O local escolhido para a pesquisa foi o lago Mamirauá (<3), que na época sofria grande pressão exploratória (principalmente pelo recurso pesqueiro).

Durante o estudo Ayres descreveu ainda uma nova esp√©cie de macaco: Saimiri vanzolinii, o macaco-de-cheiro da-cabe√ßa-preta, que √© o primata neotropical com a menor √°rea de distribui√ß√£o ‚Äď s√≥ ocorre em aproximadamente 870 km¬≤, contidos dentro da Reserva Mamirau√° (se quiser realmente v√™-lo sua melhor op√ß√£o √© nos visitar ūüėČ ). Para continuar seus estudos tranquilamente, protegendo os dois macacos end√™micos e o ambiente que estava sendo super explorado, Ayres e seu colega fot√≥grafo Luiz Claudio Marigo propuseram ao governo a cria√ß√£o de uma unidade de conserva√ß√£o na √°rea. Criou-se ent√£o em 1990 a Esta√ß√£o Ecol√≥gica Mamirau√°, uma reserva de 1.124.000 hectares (a √ļnica exclusivamente de v√°rzea amaz√īnica) cuja recategoriza√ß√£o em 1996 deu origem a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustent√°vel do Brasil: a Reserva de Desenvolvimento Sustent√°vel Mamirau√°, modelo que reconhece e contempla os povos tradicionais (ind√≠genas e ribeirinhos) residentes e hoje j√° √© amplamente replicado em outras √°reas do pa√≠s.

Uakari Lodge | Mamirau√° Reserve | Amazon Brazil

Macaco uacari branco (Cacajao calvus calvus)

Voltando aos primatas, nas visitas √† pousada Uacari, os h√≥spedes podem ainda observar os fofos e √°geis Macaco-de-cheiro, Saimiri sciureus cassiquiarensis, este que alguns chamam de macaco de cheiro comum para diferenciar do da-cabe√ßa-preta (eu n√£o gosto de nenhum nome popular que tenha a palavra ‚Äúcomum‚ÄĚ j√° que pra mim todos os bichos s√£o extraordin√°rios!).

Uakari Lodge | Mamirau√° Reserve | Amazon Brazil

Guariba (Alouatta juara)

H√° tamb√©m a possibilidade de encontrar os inteligent√≠ssimos Macacos-prego, Sapajus macrocephalus, que s√£o on√≠voros e desenvolveram diferentes t√©cnicas para obter e analisar alimentos: desde bater nos frutos para avaliar seu conte√ļdo pelo som at√© utilizar ferramentas como um graveto para encontrar e abrir um ninho de jacar√©. Presenciar um comportamento desses √© muito interessante e nos faz pensar sobre nossa pr√≥pria esp√©cie e sobre a rela√ß√£o com este e outros primatas.

Por fim, mas n√£o menos importante, temos os sonoros Guaribas (nome amaz√īnico para a esp√©cie regional de Bugio), Alouatta juara, que s√≥ fazem o barulho assustador para evitar contato com outros grupos e s√£o totalmente inofensivos e apaixonantes.

***

Créditos:

. Texto e imagens: Cynthia Lebr√£o

#MamirauáReserve #amazon #amazonas #onçapintada #DesenvolvimentoSustentável #Wildlife #Ecoturismo #UakariLodge #Mamirauá #PousadaUacari #jaguar