top of page

🇧🇷 4 destinos de ecoturismo de base comunitária na Amazônia

Atualizado: 23 de fev. de 2021

Visite a Amazônia e promova o desenvolvimento local.



A Amazônia é enorme. Abrange partes do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa – e também a imaginação de todos os seres humanos na Terra que sonham em visitar este bioma rico, remoto e preservado. Por ser tão imensa, a Amazônia também é muito diversificada em termos de paisagens, cultura, clima, fauna e flora, o que obviamente afeta a maneira como você viaja por ela.


Um componente importante para a experiência dos viajantes é a relação com o povo original da Amazônia e seus descendentes: aqueles que mais amam e se preocupam com sua fauna e flora, que conhecem melhor as águas e trilhas da selva. É por isso que a Amazônia é uma região repleta de lodges de ecoturismo de base comunitária que melhoram claramente as experiências dos viajantes. E mais: quando se hospeda em uma dessas pousadas, você financia projetos comunitários locais e ajuda a manter esses importantes guardiões onde eles pertencem e se sentem em casa: na floresta.

Listamos aqui 4 lodges de ecoturismo de base comunitária na América do Sul, todos na Amazônia – mas cada uma em um país diferente:

1. Lodge Flutuante Uakari (Brasil)

Desculpe, mas começamos esta lista falando sobre o nosso próprio trabalho 🙂

O Uakari Lodge acabou de completar 20 anos em 2018 pronto para novos desafios: as comunidades locais estão sendo qualificadas e organizadas para assumir a propriedade e gestão da pousada – que atualmente ainda é compartilhada com seu fundador, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Nos últimos 20 anos, o Uakari Lodge foi responsável por cerca de R $ 3 milhões em benefícios econômicos diretos para cerca de 12 comunidades e 80 famílias na Reserva Mamirauá.

A experiência aqui é absolutamente única devido ao ambiente: a Reserva Mamirauá é a mais longa floresta de várzea da Terra e faz parte da maior área natural protegida do planeta – um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO.

2. Chalalán Ecolodge (Bolívia)

Chalalán é o resultado de um sonho que se tornou realidade. Um sonho nascido na Amazônia boliviana, na comunidade de San José de Uchupiamonas. É um lugar diferente dos outros, que fica no coração da área protegida mais biodiversa do planeta. Chalalán é rica em vida selvagem extraordinária e uma joia da floresta amazônica que deve ser apreciada.

Construído em uma pequena colina, cercado por uma exuberante floresta tropical, no coração do Parque Nacional Madidi, Chalalán é um dos melhores da América do Sul.

O Parque Nacional Madidi abriga cerca de 6000 espécies de plantas vasculares, 1000 espécies de aves (de um total de 9000 espécies no mundo) e 1300 espécies de vertebrados. O endemismo é alto, existem 31 espécies exclusivas no Parque Nacional Madidi e 92 só existem na Bolívia.

3. Kapawi Ecolodge (Equador)

O Kapawi Ecolodge é um empreendimento de ecoturismo comunitário premiado na Floresta Amazônica do Equador que oferece a viajantes conscientes e responsáveis ​​a oportunidade de se envolver em experiências culturais únicas e autênticas em um cenário natural intocado, apoiando diretamente o desenvolvimento sustentável da nação indígena Achuar.

Os Achuar reconheceram os desafios da integração à sociedade ocidental e da invasão externa no início dos anos 90. Empenhados em proteger seu território e cultura, eles reagiram e criaram sua própria entidade política, a nacionalidade equatoriana Achuar (NAE em espanhol) em 1993. Parte desse processo de auto-organização também incluiu a identificação do ecoturismo como uma alternativa econômica sustentável. Como resultado, uma parceria privado-indígena foi criada para desenvolver seu projeto de ecoturismo, Kapawi Ecolodge e Reserve, que foi construído em 2 anos e iniciou suas operações em 1996.

Assim, o ecoturismo comunitário no território Achuar começou há mais de 20 anos como um empreendimento comunitário sustentável alternativo que protege a biodiversidade e a riqueza cultural de Achuar. Os Achuar foram um dos primeiros grupos indígenas que reconheceram o potencial do ecoturismo como uma ferramenta para a conservação, e o emblemático projeto de ecoturismo de Achuar estabeleceu as bases para o turismo comunitário no Equador.

Website: www.kapawi.com

4. Posada Amazonas (Peru)

A Posada Amazonas é um lodge de 30 quartos de propriedade da Comunidade de Infierno. Graças à sua acessibilidade, excelentes oportunidades de observação da vida selvagem, contexto cultural e acomodações confortáveis, a Posada Amazonas é ideal para uma introdução às florestas tropicais mais ricas da Amazônia.

A Posada Amazonas está localizada dentro do território da Comunidade Infierno. Ele é construído dentro da reserva comunitária privada de 2.000 hectares, que por sua vez é diretamente adjacente à Reserva Nacional de Tambopata.

Para chegar lá você deve voar para Puerto Maldonado de Lima ou Cusco em voos comerciais diários com duração de 90 ou 30 minutos, respectivamente. Do aeroporto você é transportado de ônibus até o porto do Rio Infierno, onde embarca em barcos para uma viagem de quarenta minutos até a Posada Amazonas.

***

E você? Conhece outros projetos de ecoturismo de base comunitária na Amazônia? Compartilhe conosco (e com o mundo!) nos comentários abaixo 🙂

bottom of page