ūüáßūüá∑ 4 destinos de ecoturismo de base comunit√°ria na Amaz√īnia

Visite a Amaz√īnia e promova o desenvolvimento local

A Uakari Lodge é pioneira dentre os projetos de ecoturismo de base comunitária no Brasil.


A Amaz√īnia √© enorme. Abrange partes do Brasil, Bol√≠via, Peru, Equador, Col√īmbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa ‚Äď e tamb√©m a imagina√ß√£o de todos os seres humanos na Terra que sonham em visitar este bioma rico, remoto e preservado. Por ser t√£o imensa, a Amaz√īnia tamb√©m √© muito diversificada em termos de paisagens, cultura, clima, fauna e flora, o que obviamente afeta a maneira como voc√™ viaja por ela.

Um componente importante para a experi√™ncia dos viajantes √© a rela√ß√£o com o povo original da Amaz√īnia e seus descendentes: aqueles que mais amam e se preocupam com sua fauna e flora, que conhecem melhor as √°guas e trilhas da selva. √Č por isso que a Amaz√īnia √© uma regi√£o repleta de lodges de ecoturismo de base comunit√°ria que melhoram claramente as experi√™ncias dos viajantes. E mais: quando se hospeda em uma dessas pousadas, voc√™ financia projetos comunit√°rios locais e ajuda a manter esses importantes guardi√Ķes onde eles pertencem e se sentem em casa: na floresta.

Listamos aqui 4 lodges de ecoturismo de base comunit√°ria na Am√©rica do Sul, todos na Amaz√īnia ‚Äď mas cada uma em um pa√≠s diferente:

1. Lodge Flutuante Uakari (Brasil)

Desculpe, mas come√ßamos esta lista falando sobre o nosso pr√≥prio trabalho ūüôā

O Uakari Lodge acabou de completar 20 anos em 2018 pronto para novos desafios: as comunidades locais est√£o sendo qualificadas e organizadas para assumir a propriedade e gest√£o da pousada ‚Äď que atualmente ainda √© compartilhada com seu fundador, o Instituto de Desenvolvimento Sustent√°vel Mamirau√°. Nos √ļltimos 20 anos, o Uakari Lodge foi respons√°vel por cerca de R $ 3 milh√Ķes em benef√≠cios econ√īmicos diretos para cerca de 12 comunidades e 80 fam√≠lias na Reserva Mamirau√°.

A experi√™ncia aqui √© absolutamente √ļnica devido ao ambiente: a Reserva Mamirau√° √© a mais longa floresta de v√°rzea da Terra e faz parte da maior √°rea natural protegida do planeta ‚Äď um Patrim√īnio Mundial Natural da UNESCO.

Website: www.uakarilodge.com.br

2. Chalalán Ecolodge (Bolívia)

Chalal√°n √© o resultado de um sonho que se tornou realidade. Um sonho nascido na Amaz√īnia boliviana, na comunidade de San Jos√© de Uchupiamonas. √Č um lugar diferente dos outros, que fica no cora√ß√£o da √°rea protegida mais biodiversa do planeta. Chalal√°n √© rica em vida selvagem extraordin√°ria e uma joia da floresta amaz√īnica que deve ser apreciada.

Construído em uma pequena colina, cercado por uma exuberante floresta tropical, no coração do Parque Nacional Madidi, Chalalán é um dos melhores da América do Sul.

O Parque Nacional Madidi abriga cerca de 6000 espécies de plantas vasculares, 1000 espécies de aves (de um total de 9000 espécies no mundo) e 1300 espécies de vertebrados. O endemismo é alto, existem 31 espécies exclusivas no Parque Nacional Madidi e 92 só existem na Bolívia.

Website: www.chalalan.com

3. Kapawi Ecolodge (Equador)

O Kapawi Ecolodge √© um empreendimento de ecoturismo comunit√°rio premiado na Floresta Amaz√īnica do Equador que oferece a viajantes conscientes e respons√°veis ‚Äč‚Äča oportunidade de se envolver em experi√™ncias culturais √ļnicas e aut√™nticas em um cen√°rio natural intocado, apoiando diretamente o desenvolvimento sustent√°vel da na√ß√£o ind√≠gena Achuar.

Os Achuar reconheceram os desafios da integra√ß√£o √† sociedade ocidental e da invas√£o externa no in√≠cio dos anos 90. Empenhados em proteger seu territ√≥rio e cultura, eles reagiram e criaram sua pr√≥pria entidade pol√≠tica, a nacionalidade equatoriana Achuar (NAE em espanhol) em 1993. Parte desse processo de auto-organiza√ß√£o tamb√©m incluiu a identifica√ß√£o do ecoturismo como uma alternativa econ√īmica sustent√°vel. Como resultado, uma parceria privado-ind√≠gena foi criada para desenvolver seu projeto de ecoturismo, Kapawi Ecolodge e Reserve, que foi constru√≠do em 2 anos e iniciou suas opera√ß√Ķes em 1996.

Assim, o ecoturismo comunitário no território Achuar começou há mais de 20 anos como um empreendimento comunitário sustentável alternativo que protege a biodiversidade e a riqueza cultural de Achuar. Os Achuar foram um dos primeiros grupos indígenas que reconheceram o potencial do ecoturismo como uma ferramenta para a conservação, e o emblemático projeto de ecoturismo de Achuar estabeleceu as bases para o turismo comunitário no Equador.

Website: www.kapawi.com

4. Posada Amazonas (Peru)

A Posada Amazonas √© um lodge de 30 quartos de propriedade da Comunidade de Infierno. Gra√ßas √† sua acessibilidade, excelentes oportunidades de observa√ß√£o da vida selvagem, contexto cultural e acomoda√ß√Ķes confort√°veis, a Posada Amazonas √© ideal para uma introdu√ß√£o √†s florestas tropicais mais ricas da Amaz√īnia.

A Posada Amazonas está localizada dentro do território da Comunidade Infierno. Ele é construído dentro da reserva comunitária privada de 2.000 hectares, que por sua vez é diretamente adjacente à Reserva Nacional de Tambopata.

Para chegar l√° voc√™ deve voar para Puerto Maldonado de Lima ou Cusco em voos comerciais di√°rios com dura√ß√£o de 90 ou 30 minutos, respectivamente. Do aeroporto voc√™ √© transportado de √īnibus at√© o porto do Rio Infierno, onde embarca em barcos para uma viagem de quarenta minutos at√© a Posada Amazonas.

Website: https://www.perunature.com/amazon_lodge/posada-amazonas/

***

E voc√™? Conhece outros projetos de ecoturismo de base comunit√°ria na Amaz√īnia? Compartilhe conosco (e com o mundo!) nos coment√°rios abaixo ūüôā¬†

#viagem #amazonas #TurismoRespoins√°vel #TurismoSustent√°vel #Ecoturismo #amazonia #UakariLodge #Dicasdeviagem #Mamirau√° #PousadaUacari